Projeto Férias Ambiental recebe moradores de Barcelos

Jovens e adolescentes participaram de atividades no Espaço da Ciência e de soltura de tartarugas

Desta vez foram 35 crianças e adolescentes do Distrito de Barcelos que participaram das atividades do projeto Férias Ambiental, desenvolvido pela Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos. A visita ao Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, em Atafona, onde as atividades são realizadas, aconteceu na tarde de sexta-feira, 10.

2

Segundo a pedagoga Sheila Nunes, que acompanhou o grupo, foi gratificante ver a alegria das crianças e adolescentes ao chegarem ao Espaço da Ciência. “Para muitos foi a única oportunidade de entretenimento nas férias e uma oportunidade rara de ver o mar. Dividir com eles essa emoção foi gratificante”, destacou.

Além das atividades oferecidas no local, como  orientações sobre equipamentos, fauna, flora, exibição filmes sobre educação ambiental, os participantes assistiram palestra da Prumo sobre os projetos ambientais desenvolvidos no Porto do Açu e acompanharam uma soltura de tartarugas.

3

O monitor André Pinto ressalta a importância de fomentar este tipo de trabalho no município. “Além de conhecer os equipamentos existentes aqui, os frequentadores recebem orientação sobre preservação ambiental e sabem um pouco mais sobre os peixes da região e a importância da sua preservação para o nosso ecossistema”, explicou.

O projeto acontece até o dia 23 de fevereiro e visa despertar o lúdico, a curiosidade, a criatividade e a interação das crianças, tornando o aprendizado mais divertido e descontraído. As visitas acontecem de terça a sexta-feira. Já participaram da ação as turmas de Lobinhos e de Escoteiros do 129 GEMAR e do Projeto Ajudar .

Para participar é preciso ter entre 6 e 15 anos e fazer agendamento pelo telefone (22) 99930-6237, sempre das 9h às 17h. A saída para no Espaço da Ciência , em Atafona, é às 12h30, da rodoviária de São João da Barra, com retorno às 16h. É obrigatória a presença do responsável no embarque para assinar o termo de autorização.

A ação envolve as secretarias de Transportes e Trânsito, Saúde, Educação e Cultura, Comunicação e a Guarda Civil Municipal. O Grupo Toquino e a Prumo Logística Global apoiam a iniciativa.

Soltura de Tartarugas – Neste mesmo dia a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos realizou a soltura de Tartarugas-marinha-comum (Caretta caretta) na praia de Chapéu do Sol, em uma parceria com o Projeto Tamar e a Prumo.

O secretário da pasta, Alex Firme, participou da ação e ressaltou o trabalho desenvolvido pela Secretaria nos dois primeiros meses do ano. “Estamos trabalhando em parceria com outras secretarias, visando a divulgação das ações ambientais e para isso é muito importante a participação da população nesse trabalho de conscientização na questão da preservação ambiental”, salientou.

Para a turista Janine de Oliveira, foi gratificante ver esse trabalho. ” Estou com meu neto e foi a primeira vez que ele viu uma tartaruga de perto. Ele ainda pôde ajudá-la  a ir para o mar, foi muito emocionante. Essas atividades precisam ser divulgadas mesmo para que toda a população possa participar”, contou.

De acordo com o biólogo André Santana, do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas (PMTN), cerca de 60 filhotes foram soltos e o principal objetivo da ação é sensibilizar a população local quanto à preservação da espécie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *