Campanha sobre perigo de animais nas estradas

Secretário de Transportes e Trânsito acompanha trabalho de conscientização

Com o tema: Proprietário rural, animal não pensa, você sim, a Secretaria de Transportes e Trânsito de São João da Barra promoveu no último fim de semana campanha de conscientização, no 5º distrito do município sobre o perigo de animais soltos na pista, podendo causar acidentes e mortes.  Atualmente 20 mil veículos transitam diariamente no município.

Para o secretário de Transportes e Trânsito, Julinho Peixoto, a campanha visa alertar os criadores de equinos, bovinos e outros animais, sobre a necessidade de manutenção constante nas cercas de divisória de propriedades rurais com as estradas, para que os animais não saiam das áreas de pastagens.

“O produtor tem que fazer a parte dele, não deixando animais soltos, principalmente os de grande porte como, cavalos e bois”, enfatizou Julinho, pontuando que a força do impacto de um animal de grande porte ao atravessar o para-brisa de um veículo a 100 Km/h é de 25 toneladas ao atingir uma pessoa.

O setor de Correição Animal, subordinado à Secretaria de Transportes e Trânsito, está atuando em todo o município recolhendo animais nas vias públicas, visando diminuir o risco de acidentes.  Desde sua implantação, 50 apreensões de animais foram executadas.

A Prefeitura disponibilizou o telefone da Guarda Civil Municipal, 153 e o (22) 999962706, para denúncia de animal solto. “Assim que recebemos o chamado encaminhamos a equipe da Correição de Animais para efetuar a apreensão do animal que está oferecendo risco de acidente”, finalizou o secretário, acrescentando que, em caso de acidente, o proprietário do animal poderá responder a sanções penais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *