Educação avalia ensino com prova do Proveja

Avaliação foi aplicada em oito unidades escolares e vai possibilitar a verificação da aprendizagem

A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra (Semec), por meio da Educação de Jovens e Adultos (Eja), aplicou no início deste mês uma prova de avaliação diagnóstica visando adquirir meios de certificação dos saberes adquiridos no ambiente escolar durante o semestre. A partir deste exame pretende-se conhecer as aptidões, os interesses, capacidades e competências para futuras ações pedagógicas.

A prova da Eja (Proveja) constou de 25 questões e abrangeu as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte e conhecimentos gerais, sendo aplicada aos alunos da II a IV fase das escolas: Chrisanto Henrique de Souza, no Açu; José Alves Barreto, em Mato Escuro; Dionélia Gonçalves Santos, em Atafona; Amaro de Souza Paes, Grussaí; Domingos Fernandes da Costa, sede; Elysio de Magalhães, Barcelos; CIEP 265 – Professora Gladys Teixeira, sede e Amáļia Soares de Almeida, em Atafona.

Atualmente 580 alunos estão matriculados no Ensino de Jovens e Adultos. O Proveja é um projeto da coordenação da Eja e, de acordo com a coordenadora, Joyce Sena, foi criado para diagnosticar o ensino e a aprendizagem de todas as fases, e este levantamento vai possibilitar a verificação das dificuldades e avanços para o planejamento de ensino.

“Com a análise dos resultados a Semec poderá colocar em prática projetos como oficinas e formações mais eficientes, corroborando com o êxito desta modalidade”, reforça a também coordenadora da Eja Luciana Paula.

Para a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira, existe uma preocupação com o bom andamento da aprendizagem escolar em todos os segmentos, sendo assim, a avaliação diagnóstica é um norte para propiciar um trabalho mais adequado às características do aluno, já que coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada um. “Mais uma vez a equipe pedagógica da Semec demonstra entrosamento e articulação. E é desta forma que vamos enfrentar os desafios e proporcionar cada vez mais uma educação de qualidade para o nosso povo”, frisou a secretária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *