Porto do Açu participa do Dia Nacional do Campo Limpo e premia alunos de escolas municipais que fazem parte de Programa de Educação Ambiental

Estudantes concorreram com desenhos e redações em concurso com o tema resíduos sólidos

 

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2017 – Cerca de 300 crianças de 16 escolas públicas do Norte Fluminense participaram das comemorações pelo Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado em 18 de agosto e apoiado pelo Porto do Açu. O Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), conta também com apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Com o objetivo de contribuir para a formação da consciência dos alunos sobre direitos e deveres ambientais, o projeto lançou a 8ª edição do concurso de desenhos e redações com o tema “Resíduos Sólidos: responsabilidade compartilhada”. De um total de 96 trabalhos pré-selecionados entre as escolas municipais de São João da Barra, Campos, São José de Ubá e São Francisco de Itabapoana, seis foram premiados, na última sexta-feira. Uma comissão julgadora definiu o melhor desenho e a melhor redação deste ano e os dois primeiros lugares foram ocupados por alunos do município sanjoanense, queparticiparão da etapa nacional do concurso, que acontece no mês de setembro, em São Paulo.

2

 

“É muito gratificante poder contribuir para a formação destas crianças. Certamente, elas atuarão como disseminadoras da importância do cuidado com o meio ambiente. Nos dá muito orgulho ter entre os premiados alunos das escolas assistidas por nós do Porto do Açu, com tantas ações educativas. É a certeza de que estamos investindo certo”, pontuou Gleide Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social do Porto do Açu.

 

A cerimônia de premiação foi realizada na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas do INPEV, na localidade de Ribeiro do Amaro, em Campos. Na abertura do evento, os estudantes cantaram o hino nacional e um grupo de alunos da Escola Municipal José Alves Barreto, de São João da Barra, apresentou uma peça de teatro, inspirada no tema reciclagem. Em seguida, foram anunciados os trabalhos ganhadores. O primeiro lugar entre as redações foi de Mariana Rangel, aluna do 5º ano da Escola Manoel Alves Rangel. “Foi muito bom ter participado do concurso. Eu gosto de escrever e fiquei muito feliz pela minha redação ter sido escolhida em primeiro lugar”, comemorou Mariana.

1

 

Entre os desenhos, o escolhido foi o de Bruna Hellen Pessanha, aluna do 4º ano da Escola José Alves Barreto. “ Eu não imaginava que meu desenho seria o vencedor. Estou muito feliz com o resultado e agradeço pela nossa escola ter participado”, disse Bruna.

 

Todos os alunos presentes no evento ganharam “kit participação” fornecidos pelo Porto: mochilinhas e cadernos customizados pela Costurarte, cooperativa de costureiras de São João da Barra.

O Dia Nacional do Campo Limpo, desenvolvido pelo INPEV, faz parte do Calendário Nacional desde 2008. O Instituto é responsável pela logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas no Brasil e é parceira do Porto do Açu em ações como esta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *