Fortalecimento da região turística Costa Doce

Fórum Regional de Turismo acontece pela primeira vez em São João da Barra

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turisrio), em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, realizaram nesta quarta-feira, 13, o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Municípios da região da Costa Doce discutiram a implantação de políticas públicas para o setor como alternativa para promover o desenvolvimento econômico.

2

Cadastur, programa de regionalização, importância dos fóruns regionais, Manual do Secretário de Turismo, estágio de familiarização, Pronatec, legislatura e Comissão de Turismo da Alerj, transporte turístico e combate ao transporte irregular, entre outros temas, também foram abordados e debatidos no Fórum Regional.

3

O subsecretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Anderson Moura, destacou a importância do Fórum para incentivar a unificação das políticas públicas do turismo entre os municípios e para propor, através da estrutura e corpo técnico do Estado, o desenvolvimento de projetos que estimulem os municípios a despertar e conhecer suas potencialidades e características turísticas.

“O turismo é um dos caminhos para driblar a crise, gerar trabalho e renda e, consequentemente o fortalecimento da economia”, frisou Anderson, detalhando que o potencial turístico da Costa Doce precisa ser mais explorado pelos municípios visando alavancar o crescimento econômico da região.

– Apesar das dificuldades que temos enfrentado devido à crise econômica, implementamos desde o início da terceira gestão união de esforços e parcerias com a iniciativa privada, com a finalidade de atrair turistas para o município, gerando renda e aquecendo a economia – ressaltou a prefeita de São João da Barra, Carla Machado.

“Temos grandes potenciais turísticos compostos por prédios históricos, natureza exuberante, festas religiosas, carnaval, dança, arte, música, teatro, entre outros, que atraem um grande número de turistas para o município”, comentou o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Analiel Vianna, acrescentando que a experiência de parceria com a iniciativa privada foi positiva pra manter a movimentação turística no município em meio à crise econômica.

O vice-prefeito Alexandre Rosa, secretários municipais e vereadores participaram do Fórum. Da Turisrio, estiveram o diretor de Planejamento e Projetos, Cesar Augusto Werneck, o diretor de Operações, Sérgio Mello, e a representante da Diretoria de marketing, Erly de Jesus.

O diretor de operações do Detro – Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro –, João Cassimiro Araújo, o secretário da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Fábio Costa, e representantes das prefeituras  de Campos, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Bom Jesus de Itabapoana e Quissamã, além de ONGs, empresários, guias de turismo, pessoas da comunidade também marcaram presença.

Na abertura do Fórum, o poeta Lucas Ferreira declamou uma poesia, e dançarinas da Associarthis apresentaram coreografias. Já no encerramento o maestro do coral municipal, Ethmar Filho, cantou musicas de Paulinho da Viola, Ari Barroso, João Gilberto e Chico Buarque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *