FÉ E AÇÃO

foto-2

Aprendi que a missão terrestre de Jesus foi levar a todos o anúncio do Reino de DEUS. Ele queria uma sociedade justa, fraterna e de paz, a fim de criar condições para que as pessoas pudessem viver como irmãos, desenvolvendo plenamente suas potencialidades de amor ao próximo e amor a Deus. Não devendo se esmorecer e se frustrar, caso a sociedade seja injusta, violência diante de tantas “babáries”: que inflige as mulheres toda sorte de violência, humilhação, descaso e desmando; violência contra as crianças, adolescentes; drogas, homicídios; toda forma de discriminação, corrupção; crise política, ética e econômica, etc. pois sempre haverá pessoas santas, capazes de superar as condições sociais e viver plenamente uma vida de amor.

 
O viver em uma sociedade opressiva, injusta, violenta e cruel contribui para gerar no ser humano comportamentos egoístas, violentos e dissolutos, totalmente contrários a tudo aquilo que o Criador quis para suas criaturas.
Por essa razão, dentro desse contexto, como nos dizia o saudoso Plinio de arruda Sampaio:
“A vida de fé, enquanto participação na obra salvadora do Cristo, está ligada necessariamente a ação voltada para melhorar a sociedade”.

 
O Papa Francisco nos diz, ainda, “ Que não podemos ter uma religião intimista e pessoal, que nos impossibilita e até isenta de influenciar na vida social e nas instituições nacionais, convocando-nos a ação e ao protagonismo”.
Por fim, só me resta dizer, como diz a música “ Depende de nós…” Se esse mundo ainda tem jeito, apesar do que o Homem tem feito, se a vida sobrevivera”… Assim, vamos juntos nos colocarmos a serviço do Reino em prol de uma sociedade mais justa, fraterna, menos desigual e onde todos tenham direitos e oportunidades iguais.

 

 

São João da Barra-RJ, novembro de 2017
Domingos José Vieira
Advogado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *