Carla Machado recebe a Medalha Barão de Barcelos dia 21

Sessão solene de entrega da maior honraria do legislativo será no Cine Teatro São João, às 19h

Nascida em uma família de políticos da região, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, teve o primeiro contato com a administração pública em 1983 como assessora da Secretaria Municipal de Educação. E entrou para a história como a primeira mulher a assumir o Poder Executivo. No próximo dia 21, ela receberá da Câmara de Vereadores, a maior comenda do Legislativo: a Medalha Barão de Barcelos. A solenidade acontecerá às 19h, no Cine Teatro São João, juntamente com a entrega dos Títulos de Cidadão Sanjoanense.

Carla – que é mãe de Pedro Machado dos Santos – conta que se sente honrada com a homenagem. “Um privilégio ter o reconhecimento de meu papel na sociedade, como cidadã e pessoa pública. Agradeço imensamente aos amigos vereadores por minha indicação, gratidão a todos que contribuíram para este momento em minha vida”, destaca. A prefeita é filha de Ronaldo Carlos Marques dos Santos e Derly Machado Marques dos Santos. E tem dois irmãos: Carlos Guilherme Machado dos Santos e Carlos Frederico Machado dos Santos (que é vereador do município de Campos dos Goytacazes).

Formada em professora, Carla é bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduada em Planejamento Educacional. Cresceu acompanhando os comícios do tio Durval Machado, que foi vice-prefeito de São João da Barra. Aos 18 anos, passou a ocupar o cargo de assessora da Secretaria Municipal de Educação. De 1989 a 1992, foi secretária municipal de Educação. De 1996 a 2000 foi vereadora e, nos últimos dois anos de Legislativo, ocupou a presidência da Câmara.

Em 2004, foi eleita prefeita de São João da Barra com 10.414 votos. Quatro anos mais tarde, reelegeu-se, com 14.172 votos, encerrando sua gestão com 88,5% de aprovação. Na última eleição (2016), foi a segunda candidata mais votada no Estado (recebeu 73% dos votos). Carla Machado sempre demonstrou preocupação com o crescimento e o desenvolvimento do município.

A Medalha Barão de Barcelos foi instituída em 1999, para reconhecer pessoas que venham se destacando no município. “Este evento é grandioso porque contempla pessoas queridas e atuantes com o Título de Cidadania Sanjoanense. E, este ano, para abrilhantar ainda mais a noite, entregaremos a maior comenda a nossa amiga guerreira, a prefeita Carla Machado. Uma mulher que vive por São João da Barra e exerce seu trabalho com amor, dedicação e orgulho por esta terra”, destaca o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira Filho.

Quem foi – Entre os três nobres cidadãos que receberam o título de barão em São João da Barra, no período do Império, está Domingos Alves de Barcelos Cordeiro (o Barão de Barcelos). Advogado e neto de José Alves Rangel (1º Barão de SJB), ocupou cargos na administração pública e na política do município, dedicou-se aos negócios da fazenda e a um pequeno engenho que adquiriu em Barcelos e que, mais tarde, virou uma usina. Foi deputado providencial, vereador e chefe do Executivo. Seu corpo foi sepultado em Degredo.

Entrevista com Carla Machado

O que a senhora gosta de fazer nas horas de folga?

Horas de folga? Bom, já afirmo que, exercendo cargo público, o que menos temos são as desejáveis horas de folga. Quem me conhece sabe que, para mim, não tem dia e nem noite, qualquer hora é hora para o trabalho. Então, os momentos de folga ficam cada vez mais escassos, porém, nos momentos possíveis, gosto de um bom papo com amigos, de curtir uma boa música e principalmente, de estar com meu filho e a família.

Sua mãe foi uma grande mulher! Fale um pouco sobre a saudosa Mainha…

Apesar de não estar ao meu lado fisicamente, acredito que ela esteja sempre comigo, orientando e me dando força para superar os momentos de adversidades. Busco ser um pouquinho dela todos os dias. Muitas vezes, me surpreendo, com as minhas ações que muito têm da personalidade dela. Minha mãe fez o papel dela aqui na terra, criando seus filhos e dando-nos sabedoria para seguir nossas vidas com honradez. Sinto saudades!

Como é o relacionamento com seu filho?

Se a vida e Deus me deram um presente valioso, este é o Pedro! Ele faz meus dias felizes, e consegue tirar de mim as melhores risadas, enfim, me ensina a viver. Um rapaz amoroso, que cuida de mim, e eu dele. É como a minha relação com São João da Barra, eu amo e cuido. Somos parceiros, amigos, confidentes… Somos mãe e filho, amor e amor.

Na época em que acompanhava seu tio Durval nos comícios, a senhora já sonhava em ser vereadora e

prefeita? 

Desde que me enxerguei na sociedade como cidadã, plena de meus direitos e deveres, já desejava fazer algo que promovesse mudanças no âmbito social. O convívio com o meu tio Durval, homem íntegro e ativo na política, me impulsionou a seguir o mesmo caminho, pois o admirava. Posso dizer também, que fui agraciada com uma família que respirou política por muitos anos. O meu tio José Pinto também foi um grande incentivador e acreditava na minha vocação. Se já enveredei pela Câmara Municipal no cargo de vereadora e hoje estou cumprindo o meu 3º mandato como prefeita, creio que tenho dentro de mim, um pouquinho de cada um dos meus familiares, que me fizeram ser quem eu sou hoje.

Quais são as suas próximas metas para o município de São João da Barra?

Nesse meu retorno ao Executivo, consegui juntamente com minha equipe, recolocar o município no caminho certo. Estamos sanando as finanças e implementando uma política que atenda aos anseios da população. A curto prazo, estaremos restabelecendo o transporte municipal, e focando, sempre, em avanços em setores essenciais, como Saúde e Educação.

 

Homenageados de cada vereador com o Título de Cidadão Sanjoanense

 

Aluizio Siqueira

Helder Rosa Freitas

Fabiano Santos de Souza

Ronis Carlos dos Santos Silva

Altineu Cortes Freitas Coutinho

Geraldo Rangel de Andrade Júnior

 

Ronaldo Gomes


Celino Pessanha Gonçalves Filho

Felipe Eulálio Baldi Pessanha

Tiago Ribeiro Ninis de Souza

Rony Ferraz Queiroz

Christiane Melo

 

Sonia Pereira

João Batista Stellet Alves

Elias Ferreira da Silva

Luciano Ivan Corrêa Duro

Rosângela de Oliveira Zeidan

Alessandra Azeredo Rangel Barcelos

 

Franquis Areas

Edilson Azevedo Velasco

Claudinier Salvador Barbosa

Edivaldo de Souza Azevedo

Wladimir Barros Assed Matheus de Oliveira

Alan Henriques Ribeiro Rios

 

Elísio Rodrigues

Helbert Andrade Touquinho Tavares

Carlos Henriques Santos Cordeiro

Soraya Alencar dos Santos

Francisco José D’angelo Pinto

Ricardo Celso Lima Verde Leite Junior

 

Caputi

Weber Boroto

Júlio Luiz Batista Lopes

 

Gerson Crispim

Paulo Roberto Arquejado da Silva

Rosivaldo Ferreira dos Santos

Elcio de Azeredo Rodrigues

Luiz Ronaldo do Espírito Santo Coutinho

Ângelo Gonçalves Dias

 

Alex Firme

André Gustavo Pereira Corrêa da Silva

Paulo Roberto Barbosa

Luiz Edmundo Matoso Peixoto

Raquel de Souza Motta Barreto

Yuri Carneiro de Oliveira

 

Eziel Pedro

Plácido Lima dos Santos

Leonardo Santos Silva

Ruberval da Hora Cruz

Fernando Novelli

Vilson Alcântara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *