Medalha do Mérito Barão de São João da Barra

Solenidade de outorga acontece nesta quinta-feira, no Cine Teatro São João. Na mesma ocasião, a prefeita Carla Machado recebe da Câmara Municipal a comenda Barão de Barcelos

O Cine Teatro São João será palco nesta quinta-feira, 21, às 19h, de sessão solene de outorga da Medalha do Mérito Barão de São João da Barra. O homenageado será o sanjoanense Elço Ferreira, que receberá o título das mãos da prefeita Carla Machado. O evento integra as comemorações do aniversário dos 168 anos de elevação de São João da Barra à categoria de cidade.

2

A comenda foi criada em 16 de junho de 1987, na gestão do prefeito João Francisco de Almeida, e tem a finalidade de prestar homenagem às pessoas que, por suas realizações e feitos, se destacam na municipalidade.

O primeiro a receber a honraria foi o empresário Hugo Aquino, destaque nas áreas comercial e industrial. A Prefeita Carla Machado também recebeu a homenagem em 2013. Em 2017, a escritora Irene Assis foi agraciada com a comenda.

Elço Ferreira tem 89 anos, é filho de Ana Francisca e Valdemiro Ferreira. Estudou no antigo grupo escolar Alberto Torres até a 5ª série, e desde pequeno, se interessava pelas atividades culturais de sua cidade. Atuou como presidente do clube Congos e Indianos Mirim – atual bloco Indianos -, e do América Futebol Clube. Também participou do processo de implantação do Colégio Cenecista e da criação do grêmio estudantil.

O homenageado foi casado com Venina Moreira Ferreira, de quem é viúvo. Segundo seus filhos, em breve morada no Rio de Janeiro, retornou a São João da Barra, na certeza de que “aqui é o melhor lugar para se viver”.

Profissionalmente tornou-se auxiliar de cartório do 1º Ofício de Notas de São João da Barra, amparado pelo senhor Ermelindo Coelho, que confiou na sua capacidade intelectual e formação moral, tornando-se, mais tarde, o seu substituto. Tempos depois, por sua dedicação, foi nomeado oficial do Registro de Notas, acumulando nove títulos a serviço do Judiciário. Nesta época, serviu a juízes, promotores e defensores públicos, e chegou a prestar serviços como escrivão eleitoral.

Pai de 16 filhos, e incentivado por um deles, João Batista Ferreira formou o grupo da 3ª Idade Maria Júlia Aquino e, com a ajuda de empresários e amigos, ergueu a sede da instituição, na Rua dos Passos.

Importante incentivador da carreira dos filhos, preocupou-se com os estudos, e respeitou a profissão escolhida por cada um. A maioria, músicos, integra a popular Banda TB-6. Seus netos, bisnetos e tataranetos também seguiram o caminho musical e escolheram a música como profissão.

Hoje, prestes a completar 90 anos, em 25 de novembro, Elço Ferreira, é um homem realizado, ciente de seu papel na sociedade sanjoanense e na vida de sua família, que o ampara e cuida.

Comenda Barão de Barcelos – Na mesma ocasião, a prefeita Carla Machado receberá da Câmara Municipal de São João da Barra a maior honraria do Legislativo, a medalha Barão de Barcelos. Haverá também a entrega de títulos de Cidadãos Sanjoanenses as pessoas que, de alguma forma, contribuíram significativamente para o município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *